terça-feira, 24 de setembro de 2019

Espaço tira-dúvidas


Deixe aqui a sua dúvida sobre o lixo e o seu contexto, para que possamos saná-la. 

Quiz


Responda as questões abaixo para aprender alguns conceitos sobre a classificação dos resíduos sólidos, a destinação do lixo e os processos de tratamento dos resíduos. Para conhecermos seus conhecimentos, responda ao rápido formulário no QR code ou no link abaixo! 


https://forms.gle/uLPwmwmj58dEG7KC8


1. Sobre a classificação dos resíduos sólidos (lixo), marque a afirmativa como verdadeira ou falsa:

a.           a.  (   ) O lixo "úmido" é composto por materiais potencialmente recicláveis (papel, vidro, lata)
 
 b.   (   ) O lixo "seco" corresponde à parte orgânica dos resíduos, como as sobras de alimentos, cascas de frutas, restos de poda etc., que pode ser usada para compostagem.

c.    (   ) Quaisquer materiais  resultantes de atividades que contenham radionuclídeos e para os quais a reutilização é imprópria são considerados  rejeitos radioativos  e devem obedecer às exigências definidas pela Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN.

d.    (    ) Os resíduos industriais e alguns domésticos, como restos de tintas, solventes,  aerossóis, produtos de limpeza, lâmpadas fluorescentes, medicamentos vencidos, pilhas  e  outros,  contêm significativa quantidade de substâncias químicas nocivas ao meio ambiente. 

e.    (    ) O descarte das baterias de carro, que contêm chumbo, e de telefones celulares, que contêm cádmio, chumbo, mercúrio e outros metais pesados, deve ser feito somente nos postos de coleta mantidos por revendedores, assistências técnicas, fabricantes e importadores – é deles a responsabilidade de recolher e encaminhar esses produtos para destinação final ambientalmente adequada. O mesmo vale para qualquer outro tipo de bateria, devendo o usuário criar o hábito de ler as instruções de descarte presente nos rótulos ou embalagem dos produtos. 

2. Sobre a destinação do lixo, associe a coluna I a coluna II 

                                  I. Termos 

A.   lixões ou caçadores

B.   Chorume, líquido parcelado ou lixiviado. 

C.   Aterro sanitário  

D.   Aterro controlado  

 E.  Unidades de segregação ou de compostagem  


II.            Conceitos 

A.    (   ) Material de coloração escura, com odor desagradável, altamente tóxico, com elevado poder de contaminação que pode se  infiltrar no solo, contaminando-o e podendo até mesmo contaminar as águas subterrâneas e superficiais. 

B.    (   ) alternativa melhor do que os lixões, e se diferenciam destes por possuírem a cobertura  diária  dos resíduos com solo e  o  controle de entrada e saída de pessoas. Não é considerado uma forma adequada de  disposição de resíduos  porque os problemas ambientais de contaminação da água, do ar e do solo não são evitados, já que não são utilizados  todos os recursos de engenharia e saneamento  que evitariam  a contaminação  do ambiente. 

C.    (   ) É um método de aterramento dos resíduos em terreno preparado para a colocação do lixo, de maneiraa causar o menor impacto ambiental possível. 

D.    (   ) Essa forma de tratamento prevê a instalação de um galpão para a separação (triagem) manual dos resíduos, usualmente realizada em esteiras rolantes. 
E.    (   ) Terrenos onde se acumulam enormes montanhas de lixo a céu aberto, sem nenhum critério técnico ou tratamento prévio do solo, com a simples descarga do lixo sobre o solo. 

         3. Sobre os processos de tratamento dos resíduos, relacione a coluna I e II.

                                  I. Termos

A.   Compostagem 

B.   Incineração 

C.   Pirólise 

D.   Digestão anaeróbica

     
  II. Definições 

A.   (   ) É um processo baseado na degradação biológica, com ausência de oxigênio e ambiente redutor. Neste processo há a formação de gases e líquidos. Este princípio é bastante utilizado em todo o mundo em aterros sanitários. 

B.   (   ) É um processo no qual a matéria orgânica putrecível (restos de alimentos, aparas e podas de jardins etc.) é degradada biologicamente, obtendo-se um produto que pode ser utilizado como adubo. 

C.   (   ) Neste processo, a queima acontece em ambiente fechado e com ausência de oxigênio. 

D.   (   ) É a transformação da maior parte dos resíduos em gases, através da queima em altas temperaturas (acima de 900º C), em um ambiente rico em oxigênio, por um período pré-determinado, transformando os resíduos em material inerte e diminuindo sua massa e volume. 

Gabarito: 1. A. F  B. F  C. V  D. V  E. V
                   2. B, D, C, E, A
                   3. D, A, C, B
2.

3




INFORMAÇÕES

Para manter-se informado sobre os resíduos sólidos e a limpeza urbana no Brasil, os interessados poderão acessar na internet uma rede de organismos governamentais e não governamentais que atuam nessa área e geram informações. Consulte os sites abaixo de acordo com o assunto de seu interesse.

www.abes-dn.org.br – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária. Informações sobre gestão integrada de resíduos.
www.ablp.org.br – Associação Brasileira de Limpeza Pública (ABLP). Informações sobre empresas municipais eprofissionais de limpeza pública.
www.assemae.org.br – Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento. Informações sobre sanea-mento nos municípios.
www.cecae.usp.br/recicla – Programa USP Recicla. Informações sobre minimização de resíduos etc.
www.cempre.org.br – Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre). Informações sobre reciclagem,empresas recicladoras e coleta seletiva de lixo.
www.funasa.gov.br – Fundação Nacional de Saúde. Linhas de financiamento para limpeza urbana.
www.ibam.org.br – Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam). Promove cursos de capacitaçãopresenciais e à distância sobre limpeza urbana.
www.lixo.com – Informações sobre catadores e sobre lixo.
www.missaocrianca.org.br – Para obtenção de bolsa escola para crianças que antes trabalhavam nos lixões.
www.mma.gov.br – Ministério do Meio Ambiente. Editais para projetos de limpeza urbana e informações sobre recursos repassados pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente – FNMA.
www.recicloteca.org.br – Informações sobre resíduos sólidos, reciclagem etc.
www.unicef.org.br/brazil/lixoecidadania – Programa Nacional Lixo e Cidadania.

Para informações sobre reciclagem de plástico, papel, vidro ou metal, podem ser consultados os seguintes sites:

www.abepet.com.br – Associação Brasileira de Embalagens de Pet (Abepet).
www.abiquim.org.br – Associação Brasileira de Materiais Plásticos (Plastivida).
www.abiplast.org.br – Associação Brasileira da Indústria de Plástico.
www.abividro.org.br – Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro.
www.bracelpa.com.br – Associação Brasileira de Celulose e Papel.

www.latasa.com.br – Latas de Alumínio S.A. (Latasa).Sugere-se que os profissionais se inscrevam no Comitê de Resíduos Sólidos da Abes, no Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre) e solicitem à sua prefeitura que associe o município à Assemae e ao ProgramaNacional Lixo e Cidadania (veja sites acima).

Usando a imaginação

Utilizando recursos de memória dos sentidos, vamos aprender as cores do lixo reciclável!! Vamos iniciar. Para isso é preciso permitir a imaginação e deixá-la fluir. Para começar: 2Vs. No linguajar popular do estado do Ceará, quando emprestamos algo a alguém, ressaltamos que são dois Vs, de vai e volta, exprimindo o nosso desejo de receber o empréstimo após o uso. A primeira cor é verde, que começa com V de vidro. Imagine o recipiente de vidro de uma famosa cerveja internacional que patrocina eventos esportivos se você for maior de idade ou o recipiente de vidro de uma marca de refrigerante de guaraná, isso o ajudará a memorizar a primeira cor.

Dando sequência, a próxima é azul da cor do… mar. Elabore em sua cabeça o mar poluído, dessa vez com muito papel higiênico. A ignorância e maldades do ser humano podem não ter limites, assim como a sua imaginação. É isso que acontecerá caso não se coloque o papel na cor azul. Agora ficou fácil lembrar em qual cor devemos deixar o papel e o papelão.

Já o vermelho é a cor do… fogo!! Imagine agora o cheiro de um material muito comum em nossas vidas, o plástico, sendo queimado. Quem já experimentou essa sensação não a esquece, devido ao odor desagradável produzido por essa combinação. Com essa imagem mental, associamos a cor de descarte do plástico, o vermelho do fogo. 

O próximo material é o metal. Você lembra o metal mais famoso do mundo, reconhecido por inúmeras sociedades ao longo do tempo pelo seu valor como moeda? Isso mesmo, o ouro. A cor de descarte dos metais é a mesma do ouro. Amarelo!

Foi possível perceber que com alguns poucos parágrafos ficou mais fácil fixar as principais cores do descarte adequado do lixo reciclável, desde que você permita que sua imaginação atue a seu favor. Agora faltam ainda algumas cores, mas você vai permitir-se aprender o que puder ainda nessa leitura, de forma fácil e leve.

A cor branca lembra leite, mas também lembra médico ou outros profissionais de saúde, que lembram hospital ou outros serviços de saúde. Ficou fácil relacionar que a cor branca está reservada para resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde. 

A cor cinza, por sua vez, pode representar um limbo. Uma palheta de cinzas entre os fortes e rígidos preto e branco. Talvez por isso, a cor cinza ficou reservada para os materiais: resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação. 

Tá tudo bem por aí? Respira que está pertinho de você chegar ao aprendizado das cores da coleta seletiva do lixo. 

Agora vamos falar de coisa séria. Cores que indicam alarme. Para começar a cor laranja, destinada ao destino de resíduos perigosos. Depois o roxo, um pouco mais pesado, destinado aos resíduos radioativos. 

A próxima cor é a marrom. Dessa vez estou com vergonha. Quando você pensa na cor marrom lembra de que? aaah a cor marrom me lembra a cor da argila, ou das montanhas!! Eu digo: me engana que eu gosto. Quando lembramos de marrom, podemos lembrar principalmente do que os profissionais de saúde chamam de fezes ou evacuações, mais popularmente conhecidos como cocô, ou número dois ou diversas outras denominações. Com essa imagem mental, vamos relacionar a cor marrom a de resíduos orgânicos, como restos de alimentos e cascas de frutas. 

Para finalizar, a cor preta. Relacione a cor preta com madeira, aquela madeira molhada, que fica com uma coloração mais escura, próxima ao preto. 



Esperamos ter contribuído um pouco para o seu aprendizado. No decorrer do blog, será possível obter novos inputs para o aprendizado das cores e para o descarte adequado do lixo reciclável.

domingo, 22 de setembro de 2019

  
                       Você sabia?

·         As pontas de cigarro e os filtros demoram 12 anos para se degradarem.
·         Uma lata de alumínio leva entre 200 a 500 anos para se biodegradar.
·         Fraldas de plástico e absorvente demoram de 500 a 800 anos.
·         Isopor leva mais de 5.000 anos para se decompor.

Historia: Aprendendo a ensinar sobre o lixo

Era uma vez na Comunidade da Barra do Ceará uma Escola chamada "Futuro Melhor" que possui um professor de futsal Namir da Guia que...