Aprendendo as cores

Usando a imaginação

Utilizando recursos de memória dos sentidos, vamos aprender as cores do lixo reciclável!! Vamos iniciar. Para isso é preciso permitir a imaginação e deixá-la fluir. Para começar: 2Vs. No linguajar popular do estado do Ceará, quando emprestamos algo a alguém, ressaltamos que são dois Vs, de vai e volta, exprimindo o nosso desejo de receber o empréstimo após o uso.

A primeira cor é verde, que começa com V de vidro. Imagine o recipiente de vidro de uma famosa cerveja internacional que patrocina eventos esportivos se você for maior de idade ou o recipiente de vidro de uma marca de refrigerante de guaraná, isso o ajudará a memorizar a primeira cor.

Dando sequência, a próxima é azul da cor do… mar. Elabore em sua cabeça o mar poluído, dessa vez com muito papel higiênico. A ignorância e maldades do ser humano podem não ter limites, assim como a sua imaginação. É isso que acontecerá caso não se coloque o papel na cor azul. Agora ficou fácil lembrar em qual cor devemos deixar o papel e o papelão.

Já o vermelho é a cor do… fogo!! Imagine agora o cheiro de um material muito comum em nossas vidas, o plástico, sendo queimado. Quem já experimentou essa sensação não a esquece, devido ao odor desagradável produzido por essa combinação. Com essa imagem mental, associamos a cor de descarte do plástico, o vermelho do fogo. 

O próximo material é o metal. Imagine o metal enferrujado, de qual cor ele ficaria? Amarelo claro!! Tá bom, dessa vez admitimos que forçamos um pouco!! 

Foi possível perceber que com alguns poucos parágrafos ficou mais fácil fixar as principais cores do descarte adequado do lixo reciclável, desde que você permita que sua imaginação atue a seu favor. Agora faltam ainda algumas cores, mas você vai permitir-se aprender o que puder ainda nessa leitura, de forma fácil e leve.

A cor branca lembra leite, mas também lembra médico ou outros profissionais de saúde, que lembram hospital ou outros serviços de saúde. Ficou fácil relacionar que a cor branca está reservada para resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde. 

A cor cinza, por sua vez, pode representar um limbo. Uma palheta de cinzas entre os fortes e rígidos preto e branco. Talvez por isso, a cor cinza ficou reservada para os materiais: resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação. 

Tá tudo bem por aí? Respira que está pertinho de você chegar ao aprendizado das cores da coleta seletiva do lixo. 

Agora vamos falar de coisa séria. Cores que indicam alarme. Para começar a cor laranja, destinada ao destino de resíduos perigosos. Depois o roxo, um pouco mais pesado, destinado aos resíduos radioativos. 

A próxima cor é a marrom. Dessa vez estou com vergonha. Quando você pensa na cor marrom lembra de que? aaah a cor marrom me lembra a cor da argila, ou das montanhas!! Eu digo: me engana que eu gosto. Quando lembramos de marrom, podemos lembrar principalmente do que os profissionais de saúde chamam de fezes ou evacuações, mais popularmente conhecidos como cocô, ou número dois ou diversas outras denominações. Com essa imagem mental, vamos relacionar a cor marrom a de resíduos orgânicos, como restos de alimentos e cascas de frutas. 

Para finalizar, a cor preta. Relacione a cor preta com madeira, aquela madeira molhada, que fica com uma coloração mais escura, próxima ao preto. 
























Esperamos ter contribuído um pouco para o seu aprendizado. No decorrer do blog, será possível obter novos inputs para o aprendizado das cores e para o descarte adequado do lixo reciclável.


4 comentários:

Historia: Aprendendo a ensinar sobre o lixo

Era uma vez na Comunidade da Barra do Ceará uma Escola chamada "Futuro Melhor" que possui um professor de futsal Namir da Guia que...