- Sobre a classificação dos resíduos sólidos (lixo), marque a afirmativa como verdadeira ou falsa:
- ( ) O lixo "úmido" é composto por materiais potencialmente recicláveis (papel, vidro, lata, plástico etc.).
- ( ) O lixo "seco" corresponde à parte orgânica dos resíduos, como as sobras de alimentos, cascas de frutas, restos de poda etc., que pode ser usada para compostagem.
- ( ) Quaisquer materiais resultantes de atividades que contenham radionuclídeos e para os quais a reutilização é imprópria são considerados rejeitos radioativos e devem obedecer às exigências definidas pela Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN.
- ( ) Os resíduos industriais e alguns domésticos, como restos de tintas, solventes, aerossóis, produtos de limpeza, lâmpadas fluorescentes, medicamentos vencidos, pilhas e outros, contêm significativa quantidade de substâncias químicas nocivas ao meio ambiente.
- ( ) O descarte das baterias de carro, que contêm chumbo, e de telefones celulares, que contêm cádmio, chumbo, mercúrio e outros metais pesados, deve ser feito somente nos postos de coleta mantidos por revendedores, assistências técnicas, fabricantes e importadores – é deles a responsabilidade de recolher e encaminhar esses produtos para destinação final ambientalmente adequada. O mesmo vale para qualquer outro tipo de bateria, devendo o usuário criar o hábito de ler as instruções de descarte presente nos rótulos ou embalagem dos produtos.
2. Sobre a destinação do lixo, associe a coluna I a coluna II
- Termos
- lixões ou caçadores
- Chorume, líquido parcelado ou lixiviado.
- Aterro sanitário
- Aterro controlado
- Unidades de segregação ou de compostagem
- Conceitos
- ( ) Material de coloração escura, com odor desagradável, altamente tóxico, com elevado poder de contaminação que pode se infiltrar no solo, contaminando-o e podendo até mesmo contaminar as águas subterrâneas e superficiais.
- ( ) alternativa melhor do que os lixões, e se diferenciam destes por possuírem a cobertura diária dos resíduos com solo e o controle de entrada e saída de pessoas. Não é considerado uma forma adequada de disposição de resíduos porque os problemas ambientais de contaminação da água, do ar e do solo não são evitados, já que não são utilizados todos os recursos de engenharia e saneamento que evitariam a contaminação do ambiente.
- ( ) É um método de aterramento dos resíduos em terreno preparado para a colocação do lixo, de maneiraa causar o menor impacto ambiental possível.
- ( ) Essa forma de tratamento prevê a instalação de um galpão para a separação (triagem) manual dos resíduos, usualmente realizada em esteiras rolantes.
E. ( ) Terrenos onde se acumulam enormes montanhas de lixo a céu aberto, sem nenhum critério técnico ou tratamento prévio do solo, com a simples descarga do lixo sobre o solo.
3. Sobre os processos de tratamento dos resíduos, relacione a coluna I e II.
- Termos
- Compostagem
- Incineração
- Pirólise
- Digestão anaeróbica
- Definições
- ( ) É um processo baseado na degradação biológica, com ausência de oxigênio e ambiente redutor. Neste processo há a formação de gases e líquidos. Este princípio é bastante utilizado em todo o mundo em aterros sanitários.
- ( ) É um processo no qual a matéria orgânica putrecível (restos de alimentos, aparas e podas de jardins etc.) é degradada biologicamente, obtendo-se um produto que pode ser utilizado como adubo.
- ( ) Neste processo, a queima acontece em ambiente fechado e com ausência de oxigênio.
- ( ) É a transformação da maior parte dos resíduos em gases, através da queima em altas temperaturas (acima de 900º C), em um ambiente rico em oxigênio, por um período pré-determinado, transformando os resíduos em material inerte e diminuindo sua massa e volume.
Gabarito: 1. A. F B. F C. V D. V E. V
2. B, D, C, E, A
3. D, A, C, B
Nenhum comentário:
Postar um comentário