Metodologias Ativas


A metodologia ativa é uma concepção educativa que estimula processos construtivos de ação-reflexão-ação, em que o estudante tem uma postura ativa em relação ao seu aprendizado numa situação prática de experiências, por meio de problemas que lhe sejam desafiantes e lhe permitam pesquisar e descobrir soluções, aplicáveis à realidade (GEMIGNANI,2012).
 
Ainda para estimular a reflexão e favorecer o aprendizado focado no aluno, segue duas sugestões de estratégias educacionais:

1) Webgincana

A webgincana é uma ferramenta metodológica utilizada em sala de aula, tendo duas características, ser jogos de equipe exigindo competição entre as mesmas, e exigir que a ação e uso de informações sejam pesquisada da internet( GONÇALVES,2014).
Segundo Barato (2012) a webgincana se assemelha a caça ao tesouro, mas, diferencia-se desta ao oferecer além das questões, missões e desafios que orientam os alunos na construção de conhecimentos, não sendo apenas descoberta de informações na internet.

Segue algumas sugestões para sua construção:
1. Capa
 
2. Introdução: Pontos importantes sobre descarte do lixo

- De acordo com o IBGE, atualmente 80 % das pessoas vivem em ambiente urbano produzindo lixo continuamente com tal intensidade que se torna impossível conceber uma cidade sem considerar a problemática gerada pelos resíduos sólidos desde a sua geração até a sua disposição final;

- Riscos de transmissão de doenças devido ao descarte indevido do lixo.


3. Avaliação: Pontuação atribuída por cada tarefa vencida
  •  Cada resposta a item vale 1 ponto
  • Explicar a imagem vale 2 pontos
  • Elaboração de paródia vale 3 pontos
  •  Atividade intra-classe vale 3 pontos
  • Atividade extra-classe vale 3 pontos

4. Objetivos: Descreva quais objetivos desejados por meio da webgincana
      Compreender sobre o descarte adequado do lixo

      Trabalhar em equipe de forma organizada em prol da vitória da equipe

5. Perguntas: Elabore perguntas e vá apresentando uma por vez


I- Quanto tempo a natureza leva para decompor:

A) Saco plástico

B) Casca de frutas

C) Papel

D) Chiclete

E) Filtro de cigarro

F) fralda descartável

G) Lata de alumínio

H) Pneu

II- De acordo com as cores da coleta seletiva, onde são descartados:

-          Lata de cerveja
-          Papel         
-          Vidro
-          Lixo orgânico

-          Embalagens plásticas

-          Resto de móveis em madeira

-          Bateria de celular

-          Remédios vencidos
-          Qualquer resíduo reciclável

 III- Como se faz a reciclagem do vidro?
 IV- Como é feita a reciclagem do alumínio no Brasil? 

6. Imagem: Apresenta uma imagem sobre o tema e estimule uma reflexão sobre o que ela representa.
 

7. Música: Escolha uma música sobre o tema abordado


É Preciso Reciclar

Turma da Mônica

Reciclar o lixo é a solução
Pra acabar de vez com a poluição
O que é reciclado logo se transforma
E a gente reutiliza, mas de outra forma
Plástico vira bola, papel vira sacola
É só ter consciência do que se joga fora
Na hora de jogar
Separe o lixo direitinho
Assim você terá
Um mundo muito mais limpinho

Reciclar, reciclar
É preciso reciclar!
Reciclar, reciclar
A gente tem que reciclar!

E o lixo transformado
Não será mais despejado
Nos campos, nos rios
Nas ruas e cidades
Pra nossa felicidade!

Reciclar, reciclar
É preciso reciclar!
Reciclar, reciclar
A gente tem que reciclar!

8. Atividade em Sala: Estimule uma atividade em sala de aula a ser realizada sobre o tema em sala de aula
Encene em dois minutos sobre o descarte adequado do lixo 
 
9. Atividade Extra-Classe:Sugestão de elaboração de uma paródia

Elabore uma paródia com a música  “Jogar fora no lixo” dos Compositores: PAULO MASSADAS / MICHAEL SULLIVAN / MIGUEL PLOPSCHI

      É!
Cansei já não dá mais
Você pisou demais
Prá frente é que se anda
A vida leva e traz

      A paz que eu quero ter
Tão longe de você
Eu sei que vai ser duro
Mas tenho que esquecer

      Vou jogar fora no lixo
Vou jogar fora no lixo
Jogar fora no lixo

      Vou jogar fora no lixo
Vou jogar fora no lixo
Jogar fora no lixo



     Vou deitar com a solidão
Dormir dizendo "não"
Sonhar que estou te amando
Rasgando o coração

      E quando o sol chegar
Eu vou te procurar
Te dar mais uma chance
E se não acertar

      Vou jogar fora no lixo
Vou jogar fora no lixo
Jogar fora no lixo
Vou jogar fora no lixo

     Vou jogar fora no lixo
Jogar fora no lixo

      Vou deitar com a solidão

      Dormir dizendo "não"
Sonhar que estou te amando
Rasgando o coração
E quando o sol chegar

      Eu vou te procurar
Te dar mais uma chance
E se não acertar
Vou…

10. Conclusão

O mundo seria mais bonito se todos cuidassem bem do seu lixo



11. Referências 


- anavidro.com.br
- br.depositphotos.com
- meioambiente.culturamix.com

- pensamentoverde.com.br

- portalsãofrancisco.com.br

- Torres LKL et al. Relatório Arco de Maguerez: prática na Comunidade Barra do Ceará. CMEPES 2019. 

2) Viagem

Essa estratégia é viabilizada através de sessão de cinema. Escolha um filme de acordo com a temática abordada com o objetivo de mergulhar num contexto que resgata histórias de vida, carregadas de emoções, gerando um ambiente favorável à aprendizagem.
Para Morim (2014) o filme nos faz compreender o que não compreendemos na vida comum, percebemos o outro em sua forma mais ampla, em todas as suas dimensões, subjetivas e objetivas.
No contexto sobre o descarte do lixo -Sugestão do filme :  Wall-E da Disney
 


3 comentários:

Historia: Aprendendo a ensinar sobre o lixo

Era uma vez na Comunidade da Barra do Ceará uma Escola chamada "Futuro Melhor" que possui um professor de futsal Namir da Guia que...