Responda as questões abaixo para aprender alguns conceitos sobre a classificação dos resíduos sólidos, a destinação do lixo e os processos de tratamento dos resíduos. Para conhecermos seus conhecimentos, responda ao rápido formulário no QR code ou no link abaixo!
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1. Sobre a classificação dos resíduos sólidos (lixo), marque a afirmativa como verdadeira ou falsa:
a. a. ( ) O lixo "úmido" é
composto por materiais potencialmente recicláveis (papel, vidro, lata)
b. ( ) O lixo "seco"
corresponde à parte orgânica dos resíduos, como as sobras de alimentos, cascas
de frutas, restos de poda etc., que pode ser usada para compostagem.
c.
( ) Quaisquer materiais
resultantes de atividades que contenham radionuclídeos e para os quais a
reutilização é imprópria são considerados rejeitos radioativos e devem obedecer às exigências definidas pela
Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN.
d.
( ) Os resíduos industriais e
alguns domésticos, como restos de tintas, solventes, aerossóis, produtos
de limpeza, lâmpadas fluorescentes, medicamentos vencidos, pilhas e outros,
contêm significativa quantidade de substâncias químicas nocivas ao meio
ambiente.
e.
( ) O descarte das baterias de
carro, que contêm chumbo, e de telefones celulares, que contêm cádmio, chumbo,
mercúrio e outros metais pesados, deve ser feito somente nos postos de coleta
mantidos por revendedores, assistências técnicas, fabricantes e importadores –
é deles a responsabilidade de recolher e encaminhar esses produtos para
destinação final ambientalmente adequada. O mesmo vale para qualquer outro tipo
de bateria, devendo o usuário criar o hábito de ler as instruções de descarte
presente nos rótulos ou embalagem dos produtos.
2. Sobre a
destinação do lixo, associe a coluna I a coluna II
I. Termos
A.
lixões ou caçadores
B.
Chorume, líquido parcelado ou lixiviado.
C.
Aterro sanitário
D.
Aterro controlado
E. Unidades de segregação ou de compostagem
E. Unidades de segregação ou de compostagem
II.
Conceitos
A.
( ) Material de coloração
escura, com odor desagradável, altamente tóxico, com elevado poder de
contaminação que pode se infiltrar no solo, contaminando-o e podendo até
mesmo contaminar as águas subterrâneas e superficiais.
B.
( ) alternativa melhor do que os
lixões, e se diferenciam destes por possuírem a cobertura diária dos resíduos com solo e o controle
de entrada e saída de pessoas. Não é considerado uma forma adequada de
disposição de resíduos porque os
problemas ambientais de contaminação da água, do ar e do solo não são evitados,
já que não são utilizados todos os recursos de engenharia e saneamento que evitariam
a contaminação do ambiente.
C.
( ) É um método de aterramento
dos resíduos em terreno preparado para a colocação do lixo, de maneiraa causar
o menor impacto ambiental possível.
D.
( ) Essa forma de tratamento
prevê a instalação de um galpão para a separação (triagem) manual dos resíduos,
usualmente realizada em esteiras rolantes.
E.
( )
Terrenos onde se acumulam enormes montanhas de lixo a céu aberto, sem nenhum
critério técnico ou tratamento prévio do solo, com a simples descarga do lixo
sobre o solo.
3. Sobre os processos de tratamento dos resíduos, relacione a coluna I e II.
I. Termos
A.
Compostagem
B.
Incineração
C.
Pirólise
D.
Digestão anaeróbica
II. Definições
II. Definições
A.
( ) É um processo baseado na
degradação biológica, com ausência de oxigênio e ambiente redutor. Neste
processo há a formação de gases e líquidos. Este princípio é bastante utilizado
em todo o mundo em aterros sanitários.
B.
( ) É um processo no qual a matéria
orgânica putrecível (restos de alimentos, aparas e podas de jardins etc.) é
degradada biologicamente, obtendo-se um produto que pode ser utilizado como
adubo.
C.
( ) Neste processo, a queima acontece
em ambiente fechado e com ausência de oxigênio.
D.
( ) É a transformação da maior parte
dos resíduos em gases, através da queima em altas temperaturas (acima de 900º
C), em um ambiente rico em oxigênio, por um período pré-determinado,
transformando os resíduos em material inerte e diminuindo sua massa e volume.
Gabarito: 1. A. F B. F C. V D. V E. V
2. B, D, C, E, A
3. D, A, C, B
2.
3
Excelentes questões para serem trabalhadas em sala. Parabéns!
ResponderExcluirParabéns pelo ótimo trabalho! Adorei responder ao questionário.
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